sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Cuide dos pés regularmente

São os pés que nos carregam o dia inteiro – e eles terão percorrido, em média, no fim da vida, uma distância de três voltas na Terra. Por isso, eles merecem uma recompensa: banhos, esfoliações e loções preservam a saúde dos pés e lhes proporcionam um bom aspecto.


1 - Prepare uma loção para os pés: ferva 250 ml de leite com um punhado de folhas de hortelã-pimenta e duas colheres de sopa de folhas de alecrim. Deixe ferver durante 15 minutos e espere esfriar. Coe a mistura, acrescente três gotas de óleo de hortelã-pimenta e armazene em um frasco que possa ser bem vedado. Esfregue os pés com a loção pela manhã e à noite. Se guardada na geladeira, tem validade de até quatro semanas.

2 - Uma esfoliação semanal dos pés remove células mortas e deixa a pele macia e lisa. Uma esfoliação rápida pode ser preparada com uma colher de sopa de óleo de amêndoas, uma colher de chá de sal marinho e três gotas de óleo de eucalipto. Misture os ingredientes e aplique a mistura nos pés durante alguns minutos, massageando-os. Em seguida, enxágue bem. É ideal fazer a esfoliação antes de cuidar dos pés, mas ela também pode ser feita em outras ocasiões.

3 - Para evitar calos doloridos, deve-se removê-los delicadamente com certa frequência, de preferência logo após o banho. Uma pomada emoliente é um produto eficiente.
Após esfregar delicadamente os calos, passe azeite de oliva nos pés, a fim de manter a pele macia. Jamais corte os calos, pois isso pode desencadear infecções perigosas.

Saúde em primeiro lugar

Pelo risco de contaminação, outro fator que deve ser levado em consideração na hora de retirar as cutículas é a esterilização dos materiais utilizados. Se você frequenta regularmente os salões de beleza para cuidar das unhas, deve estar atenta aos cuidados que o salão e as manicures precisam ter com seus instrumentos de trabalho. Sempre que possível, a melhor opção é levar seus próprios utensílios de casa, para que sejam usados exclusivamente na sua manicure. Caso contrário, certifique-se de que o estabelecimento possui uma autoclave e que todos os instrumentos foram devidamente esterilizados, evitando assim a contaminação de doenças como a Hepatite, HIV, micoses, entre outras doenças.

Alyne indica para o melhor cuidado com as cutículas o amolecedor de cutículas e para remover o esmalte da unhas a nossa acetona, que já são bem reconhecidos e recomendados:






(Fonte: O Melhor da Sabedoria Popular – Reader’s Digest)

http://br.mulher.yahoo.com/cuidado-regulares-com-os-p%C3%A9s-135808010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário