Especialistas sugerem cuidados especiais para pegar cor de maneira correta
Nas férias, a maioria das pessoas quer ficar bronzeada. Mas nem todo mundo tem tempo para curtir o sol. Mas se você tem planos de ir para a praia ou pelo menos de curtir na piscina, em um churrasco com os amigos, ainda há tempo de ficar com uma cor bonita, de fazer inveja a qualquer um.
Veja abaixo sete dicas para conquistar a cor bronzeada que as férias de julho pede pede:
1- Alimentação laranja:
De acordo com a dermatologistas, alguns alimentos aceleram o bronzeamento por conterem vitamina A e betacaroteno, que aceleram a pigmentação da pele e também mantêm o bronzeado de uma maneira saudável. Invista em mamão, cenoura, acerola, abóbora e em folhas verde escuras, como espinafre, brócolis, escarola, mostarda, entre outras.
2- Nutricosméticos:
O dermatologistas aconselham a ingestão dos chamados nutricosméticos – os famosos cosméticos em cápsulas. Os nuticosméticos são cápsulas que contêm uma quantidade já suficiente de betacaroteno, vitaminas e antioxidantes que a pessoa deveria ter para o bronzeado. Quantidade essa que é difícil conseguir só com alimentos. Além disso, elas ajudam na fotoproteção da pele, mas é claro que não dispensam o uso do protetor solar.
3- Hidratação:
A pele precisar estar bem hidratada antes e após tomar sol. Crie o hábito de passar hidratante no corpo duas vezes ao dia, preferencialmente após o banho. Faça o mesmo com o rosto, mas escolha um produto específico para essa área e que seja compatível com seu tipo de pele.
4- Banho frio:
A água quente resseca a pele, o que a deixa ainda mais sensível e com propensão a descascar. Além disso, não use esponja e prefira sabonetes neutros e líquidos, que agridem menos a pele.
5- Protetor solar:
Proteger a pele do sol é fundamental, até mesmo para quem quer conquistar a cor bronzeada perfeita. Sem ele, a pele fica muito agredida, ardida e em um curto espaço de tempo. O valor do filtro solar também não deve ser tão baixo. O fator 30 é o ideal. Para o rosto, conte com fator mínimo de 40.
6- Horários:
De acordo com dermatologistas especializados, hoje em dia, o sol é perigoso em qualquer horário. Mesmo assim, se você puder, deve escolher tomar sol antes das 10h ou após às 16h. Além disso, evite ficar exposta ao sol durante muito tempo. Uma hora por dia é o ideal, tente alternar os horários, pegando um pouco de sol pelo começo da manhã e mais um pouco no final da tarde.
7- Autobronzeador:
Depois que voltar da praia ou da piscina, se tiver seguido todas as dicas dos profissionais, pode fazer uma complementação do bronzeado com um autobronzeador.
Dica de saúde: É importante deixar claro que o simples fato de a pele ficar bronzeada já é uma reposta do organismo à agressão causada pelo sol – o que já é prejudicial, pois sabe-se que o sol envelhece a pele, gera manchas em longo ou curto prazo e pode dar câncer. Lembre-se de sempre tomar sol com bastante moderação.
Fonte da Imagem: Getty Images