sexta-feira, 9 de março de 2012

Afinal, o que é a caspa?


A caspa é um problema que a grande maioria das pessoas possuem e alguns até negam. Atualmente pode parecer uma vergonha em ter caspas, mas este foi um recurso que o ex-presidente Jânio Quadros usou há mais de 40 anos atrás como instrumento de marketing para se aproximar da classe trabalhadora naquela época.


Nosso corpo elimina constantemente células mortas. Isso acontece para que ela se renove e se mantenha sempre saudável. Essa troca, na maioria das vezes, é imperceptível. O mesmo acontece com a pele que recobre a cabeça. Ela está sempre se renovando em um ciclo constante de morte e nascimento celular. Os problemas começam a aparecer quando este ciclo sofre alguma interferência. No caso do couro cabeludo, quando ele é “atacado” de alguma maneira. Alguns produtos químicos, micróbios, alimentação inadequada, alta exposição ao calor e mesmo estresse físico ou psíquico podem causar o enfraquecimento da pele do couro cabeludo, deixando-a mais sensível e sujeita a doenças e disfunções.

Afinal, o que é a caspa?

A caspa nada mais é do que a eliminação em massa de células mortas do couro cabeludo em um período menor de tempo. O que acontece é que quando todas essas células mortas se juntam, tornam–se visíveis. É preciso que o couro cabeludo esteja frágil para que a caspa se manifeste, forçando a pele a se renovar em uma velocidade maior, gerando o acúmulo de células mortas. 

Caspa é doença?

Não. Ao contrário do que a maioria pensa, a caspa não é uma doença e não tem nada a ver com falta de higiene. Outros dois pontos que precisam ser esclarecidos: caspa não é contagiosa e não existe uma cura definitiva, o que existe é um controle de suas causas. 

A caspa tem cura?

Não, a caspa é um problema crônico. Com a utilização freqüente de produtos anticaspa, uma boa alimentação, hábitos saudáveis e controle de stress, a caspa pode ser controlada. 

Quais são os agentes causadores?

Muitos fatores podem contribuir para o aparecimento da caspa, dentre eles: alimentação inadequada, consumo excessivo de álcool, estresse físico e psíquico, além de fatores genéticos que podem causar algum tipo de disfunção no couro cabeludo. Também destacamos os agentes estimulantes externos, como exemplo, o uso em excesso de secador e chapinha
para alisamento capilar, alta exposição ao sol e uso de água muito quente durante o banho, entre outros. O calor afeta o couro cabeludo, deixando-o ressecado e, desta maneira, as glândulas sebáceas são estimuladas a produzir mais sebo, aumentando as chances do desenvolvimento da caspa. 

Tratamento e Prevenção

Aliada ao uso de um bom shampoo, a caspa também pode ser controlada com a adoção de bons hábitos. Não é novidade que uma vida saudável mantém nosso corpo em harmonia, evitando o surgimento de doenças e “desequilíbrios” que podem trazer conseqüências, como a caspa. Também devemos amenizar os efeitos de agentes externos ao couro cabeludo. É recomendável uma alimentação adequada, rica em frutas, verduras e cereais, e a prática de exercícios físicos regulares. Uma vida sem estresse é outra dica importante, pois seus efeitos também podem ser catalisadores da caspa. Desta maneira, evite comida rica em gorduras trans, encontradas em frituras, fast-food e alimentos industrializados em geral, não fume e evite a ingestão excessiva de álcool.


Apesar de mais de 40% da população brasileira admitir que tem ou já teve caspa, apenas 23,8% tenta solucionar o problema usando shampoos anticaspa (Fonte: Kantar Worldpanel - 2009). Isso porque poucos sabem como usar adequadamente esses produtos e muitos ainda acreditam em mitos históricos relacionados ao tema.



Até hoje, a única solução realmente eficaz no combate à caspa – e cientificamente comprovada - é o uso contínuo do shampoo, indicamos o shampoo AntiCaspa Alyne. Como a caspa surge de uma disfunção das glândulas sebáceas agravada pela ação de bactérias e fungos, só é possível controlá-la usando produtos desenvolvidos especialmente para combater suas causas. E, como esses agentes causadores não podem ser totalmente eliminados, só o uso contínuo desses produtos garante que o problema não volte a aparecer. 


                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário