quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LÁBIOS À PROVA DE RACHADURAS!!!




Essa região sensível é a primeira a sofrer com as mudanças de temperatura e com o ar seco. "Isso porque os lábios não possuem glândulas sebáceas, responsáveis pela hidratação natural", afirma Gisele Barbosa, dermatologista da Faculdade de Medicina da USP. Além disso, como ela está em uma área de transição entre a pele do rosto e a mucosa bucal, sua espessura é mais fina e frágil. Quando a temperatura cai, percebe-se que a aparência do batom já não é mais a mesma: o ressecamento forma uma camada de cor craquelada. Em seguida, começam a aparecer aquelas pelinhas que testam seu autocontrole: se deixá-las ali, você passa o dia todo incomodada; se arrancá-las, ganhará rachaduras que ardem e até sangram (arrepia só de pensar, não?).


Estratégia Sua boca não vai passar ilesa pelo inverno, então a missão é evitar ao máximo a perda de água. Para isso, monte uma munição co
m produtos hidratantes ou oclusivos (que impedem a evaporação). "Procure por lip balms (bálsamos labiais) e protetores que tragam em sua composição o maior número dos seguintes ingredientes: cera de abelha ou de carnaúba, vitamina E, vaselina, cânfora, mentol, lanolina, fenol, ácido salicílico, manteiga de karité, aloe vera e óleo mineral", indica a dermatologista. Seja qual for seu produto escolhido, passe diariamente sobre os lábios após escovar os dentes e antes de dormir.


Intensivão de inverno
A boa e velha manteiga de cacau até protege sua boca, mas existem opções que deixam os lábios bem menos lambuzados, como os protetores em creme ou bastão. "Outro truque ótimo é usar a pomada Bepantol (indicada para proteger a pele do bebê entre as trocas de fralda), que é rica em próvitamina B5, componente que hidrata e forma uma barreira sobre a pele", revela. A dematologista enumera os benefícios desse produto: é barato, rende bastante (a bisnaga dura até um ano), não tem cheiro nem cor, permanece por horas nos lábios e não arde. Se a boca estiver rachada, evite a tentação de umidificá-la com a língua. "A saliva possui enzimas ácidas que ressecam os lábios"
, alerta a dermatologista Andréa Serra.












A Alyne recomenda:

Hidrate os lábios também no verão e em tempo de clima seco! O sol em excesso resseca do lábios e o clima seco também causa danos a essa parte tão sensível do nosso corpo. Os lábios são os que mais sofrem com a falta de umidade do ar e a conseqüência disse é o aparecimento de rachaduras e feridas.

Durante o verão dê preferência para hidratantes labiais com protetor solar, eles vão evitar que seus lábios se queimem devido aos fortes raios ultravioleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário