sexta-feira, 31 de maio de 2013

Nove truques turbinam a hidratação dos cabelos em casa

Seguir o tempo recomendado é um dos truques que garantem fios bem cuidados.

Não são todos que dispõem de tempo - e dinheiro - para ir com frequência ao salão de beleza fazer hidratação, mas isso não pode servir como desculpa para ter desleixos com os fios. Hidratar as madeixas em casa é econômico e, dependendo do produto escolhido, pode demandar pouquíssimo espaço em sua agenda. A seguir, confira o passo a passo para fazer em casa uma hidratação digna de salão.

1. Escolha o creme certo:
O primeiro passo para uma hidratação potente é escolher o creme certo para o seu tipo de cabelo.  De nada adianta escolher um creme apenas por indicação ou pelo preço: ele deve ser específico para o seu tipo de cabelo: seco, oleoso, misto... Quem tem químicas nos fios, por exemplo, pode escolher cremes que recuperam os estragos causados pelo processo químico.

2. Opte por uma ampola:
O mercado da beleza também conta com ampolas, que são tão eficientes quanto os cremes. O modo de uso é bem similar ao de alguns cremes de hidratação: basta usar shampoo, condicionador e passar a ampola nos fios. Ela é tão prática que pode ser usada até mesmo durante o banho - é só esperar cinco minutinhos e já enxaguar.

3. Lave bem os fios:
Antes de sair passando o creme ou a ampola, é preciso que o cabelo esteja bem limpo. Para quem usa muito produto no cabelo, como leave in e pomada, é aconselhavel antes da hidratação, fazer a lavagem com um shampoo anti-resíduos, seguida pelo shampoo de uso comum. O shampoo de limpeza profunda retira todos os resíduos e abre a escama do cabelo, para que o creme penetre melhor. Já o shampoo comum começa a tratar antes mesmo da hidratação.

4. Tire o excesso de água:
Depois da lavagem, nada de deixar o cabelo ensopado. Use uma toalha para retirar o excesso de água dos fios, já que ela pode oxidar os nutrientes contidos no creme, atrapalhando o processo. Além disso, a água é responsável por diluir o creme, o que também diminui a sua eficácia.

5. Aproveite para desembaraçar:
Muitas pessoas, principalmente aquelas com cabelos mais crespos, têm dificuldades em desembaraçar os fios. Que tal aproveitar a maciez proporcionada pelo creme para fazer isso? Usar as mãos para aplicar o creme e massagear o cabelo, além de tirar os incômodos nós, também potencializa o efeito da máscara. Aconselha-se que comece pela parte de trás da cabeça e massageie mecha por mecha, passando os dedos entre os fios, até chegar na frente. Vale também usar um pente mais largo ou uma escova raquete, com muito cuidado para não quebrar os fios.

6. Toalha quente na cabeça:
Depois da massagem nas mechas, o cabelo pode ficar quietinho em seu canto. Mas o hábito recorrente de usar toucas térmicas não é recomendado. Isso porque ela pode aquecer demais os fios, prejudicando sua estrutura. Por isso, aconselha-se a utilização de uma toalha quente. A toalha quente vai fazer a máscara ficar mais potente. Outra coisa que pode ser feita é enrolar o cabelo em papel filme, que não esquentará excessivamente e potencializará a hidratação.

7. Siga o tempo recomendado:
De nada adianta exceder o tempo indicado no rótulo do produto, pensando que, assim, alcançará melhores resultados. Por exemplo, se uma máscara tem ação rápida (de três a cinco minutos), ela deve ser deixada apenas esse tempo. Passar desse tempo não aumentará o efeito.

8. Um banho de água fria:
Na hora de enxaguar, prefira a água fria ou, no máximo, morna. A água fria deixa o cabelo mais brilhante porque fecha as escamas dos fios. Mas sabemos que nem sempre é fácil enfrentar a água gelada do chuveiro, ainda mais se as condições climáticas não ajudarem. Para isso água mineral de garrafa também é uma boa opção para quem não suporta a água fria do chuveiro.

9. Retire todo o resíduo:
Outro hábito que muitos julgam correto, mas que não traz nada de bom para o cabelo, é deixar um pouco de creme no cabelo, mesmo após a lavagem, na ilusão de que o creme continue atuando mesmo depois de enxaguar. A consistência dos cremes de nutrição é mais pesada e, assim, pode deixar os fios com aspecto sujo e extremamente oleoso. Então, é importante retirá-los. É indicado o uso do leave in após a lavagem - ele hidratará o cabelo e foi feito para não ser enxaguado.

Fonte: YAHOO! Beleza e Saúde

terça-feira, 14 de maio de 2013

Coque com trança: veja inspirações para fazer o penteado 'de princesa'


Coques e tranças abrem caminho para uma infinidade de looks que proporcionam o efeito que você quiser: mulher fatal, elegante, fofinha... Mas a junção dos dois, que forma uma espécie de coroa na lateral da cabeça, virou tendência entre as famosas e coloca o estilo romântico de volta no rol dos preferidos das mulheres.

O coque com trança fica lindo e cabe em qualquer festa. Por isso, preparamos um board de inspirações com os penteados escolhidos por famosas para você levar ao salão ou copiar em casa. Aproveite!





Fonte:GNT

Imagens: Paula Raia Verão 2012, Sarah Michelle Gellar, Jessica Alba, Sienna Miller, Adrienne Frantz, Julia Petit, Acquastudio Verão 2014, Lea Michele, Berenice Bejo, Gwyneth Paltrow, Vic Ceridono. Créditos: AP, André Bittencourt/GNT, Reprodução juliapetit.com.br, Reprodução diadebeaute.com.br.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

12 erros que toda mulher comete e que acabam com os cabelos


A falta de cuidados no dia a dia é a maior inimiga dos fios bem tratados!

Pode acreditar, não há mulher neste mundo que não tenha alguma reclamação para fazer do próprio cabelo: oleosidade, pontas duplas, ressecamento, cabelos quebradiços, opacos, muito volume, pouco volume e outros dramas de arrepiar as madeixas. O lado bom da história é que tudo isso pode ter fim. A seguir, você confere quais são os hábitos que mais detonam os fios e aprende como fazer para se livrar deles de vez.

1. Passar condicionador na raiz: o condicionador colabora com o aumento da oleosidade e, como tampa os poros capilares, aumenta a incidência de caspa. "Existem cabelos que possuem raiz oleosa, e o condicionador aumenta ainda a produção de sebo. Já a caspa pode aparecer em casos avançados, já que o condicionador irá fazer o couro cabeludo ficar com excesso de umidade, tampando os poros capilares", explica o cabeleireiro Gennaro Preite.

2. Deixar o condicionador no cabelo: os shampoos abrem as escamas dos fios. "Assim, o condicionador consegue penetrar através delas e tratá-los", afirma o cabeleireiro Paulo César Schettini. Mas deixar o produto depois do banho é péssimo, porque, em consequência, as escamas não se fecham completamente e as madeixas ficam elásticas e quebradiças.

3. Esquecer as hidratações: a hidratação tem a capacidade de dar leveza e nutrir os cabelos, recuperando a maciez, o brilho e o aspecto saudável deles. Em função do grande uso dos produtos químicos (tinturas, alisamentos, relaxamento, entre outros), os fios tendem a ficar danificados. A função da hidratação é de reverter tudo isso. Mesmo os fios oleosos merecem hidratações, feitas com produtos específicos.

4. Lavar os cabelos com água quente: evite a água muito quente, pois ela pode causar irritações no couro cabeludo, estimulando a produção de sebo e favorecendo a oleosidade, o que também inibe o crescimento dos fios. "Varie sempre o shampoo e o condicionador, além de usar um shampoo de limpeza profunda (uma vez por semana ou a cada 15 dias) para retirar excessos de químicas, sujeira e oleosidade para que o couro respire melhor", explica o cabeleireiro Marcus Corazza.

5. Usar máscara hidratante na praia: não adianta inventar. Para tomar sol, o ideal é passar um creme sem enxágue com proteção solar. E nada mais! "Muitas mulheres acham que, usando uma máscara mais poderosa, estão protegendo o cabelo", diz Paulo César. Na verdade, elas estão queimando os fios. Esses produtos, além de não formarem uma capa contra os raios ultravioletas, têm um tempo de permanência. Excedê-lo enfraquece os cabelos.

6. Prender os fios molhados: fazer isso uma vez ou outra não tem problema nenhum. Mas achar que vai domar o volume dos fios dando um bom nó em volta deles é assinar um atestado de raiva permanente. "Manter o couro cabeludo molhado por muito tempo faz juntar fungos e criar caspa, além de enfraquecer a raiz e provocar a queda", afirma Paulo César. Usar um leave-in e evitar o vento enquanto a cabeça não seca são medidas suficientes para evitar o cabelo armado demais.

7. Passar chapinha no cabelo molhado: este é um daqueles pecados sem misericórdia nenhuma. A gravidade é tanta que dá para sentir os efeitos na mesma hora. Os fios são profundamente agredidos. Além de queimados, eles se quebram. "O único jeito de consertar é cortando", alerta Paulo Schettini. Antes de usar a prancha, seque bem os cabelos. Nem úmidos eles podem estar.

8. Usar o secador do jeito errado: procure mantê-lo a 30 centímetros de distância da cabeça e sempre com a temperatura intermediária ou fria, nunca na máxima, para não queimar e danificar os fios. Também evite direcionar o jato quente para a cabeça, isso estimula a oleosidade na raiz e diminui a duração da sua escova.

9. Ficar mais de três meses sem cortar: para muita gente, isso é papo de cabeleireiro. Mas não é, fique certa. A não ser que seu cabelo demore muito para crescer, este é o tempo médio de duração de um corte. Passada essa fase, as pontas começam a abrir e os fios quebram-se com facilidade. Os arrepiados aumentam o volume e os fios fracos começam a cair.

10. Desembaraçar com escovas maleáveis demais: as cerdas moles são de manuseio mais difícil, além de quebrarem os fios. Por isso, os especialistas recomendam um pente com dentes bem largos e firmes ou uma escova do tipo raquete, mais resistente.

11. Fazer mais de duas químicas: você precisa escolher os tratamentos que quer aplicar. Relaxamento, coloração, progressiva, luzes... tudo isso junto deixa os fios porosos e fracos demais, arrebentando todas as pontas. "Escolha dois tratamentos, no máximo, e faça hidratações mensais, no mínimo", indica Paulo.

12. Dispensar o leave-in: quem pretende aderir ao look natural, atenção para o alerta da cabeleireira Daniela Rocha: sem shampoo, condicionador e cremes leave-in (cremes sem enxágue) não existem cachos bonitos. Isso porque cabelos crespos precisam de mais cuidados, pois as curvas dos fios dificultam que a oleosidade natural presente na raiz chegue até as pontas - assim, elas acabam ficando ressecadas, daí a importância da hidratação. E nada de improvisar, usando o condicionador como se fosse um leave-in. "O enxague é necessário no caso do condicionador. Só assim as cutículas (camada externa) dos fios são fechadas. Do contrário, o cabelo enfraquece, quebrando mais facilmente e aumentando o efeito arrepiado", diz a profissional.