terça-feira, 26 de julho de 2011

Roer Unhas


PARA QUEM TEM O HÁBITO DE ROER UNHAS, SAIBA QUE TAL COSTUME PODE TRAZER LESÕES QUE ACABAM POR DESTRUÍ-LAS



Cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado para realizar o trabalho.


Janyne Godoy



Atualmente cuidar das unhas deixou de ser algo exclusivamente do público feminino e cada vez mais os homens buscam pelos serviços. E para ter unhas bonitas e saudáveis, o mercado de cosméticos investe em produtos à base de vitaminas que podem ser grandes aliados das manicures. Apesar disso, acima desses produtos, é preciso ter cuidados essenciais.

Ao contrário do que muitos podem pensar, as unhas não são apenas um complemento do corpo, têm como principal função proteger as pontas dos dedos e aumentar a capacidade das mãos para pegar pequenos objetos. Além do aspecto estético, que também faz parte dos cuidados com a beleza e higiene, o que poucas pessoas sabem é que as unhas podem revelar o seu estado de saúde.

Segundo a dermatologista Kátia Lutfi, cuidar das unhas é uma atividade que exige tempo, disposição, higiene, bons produtos e um profissional capacitado e, com isso, a dermatologista ressalta alguns tópicos importantes para cuidar bem das unhas.

Apesar de ser um hábito retirá-la, a cutícula é a barreira natural da unha contra os agentes infecciosos e alerta: “Ela não deve ser retirada. A recomendação é deixar sempre as unhas bem cortadas, hidratadas e empurrar a cutícula com uma espátula, sempre com muito cuidado”, afirma.

Ela ainda explica que o excesso de esmalte pode ser a causa do enfraquecimento das unhas, já que contém produtos químicos que causam desgaste. “Para evitar esse tipo de problema, é importante deixá-las ao natural pelo menos uma semana por mês. Sete dias longe do esmalte, acetona, alicate e lixa facilitam a sua recuperação, devolvem o brilho e impedem que elas se quebrem com facilidade”, sugere.

Para quem tem o hábito de roer as unhas, também conhecido como onicofagia, fica o alerta de que tal costume de roer as unhas pode trazer sérias lesões, podendo trazer algumas consequências como deformidades e até mesmo a destruição definitiva das unhas.

“Pode acarretar infecções bacterianas e virais, já que o pós-trauma deixa uma ‘porta aberta’ para esses micro-organismos que podem prejudicar a área do contorno da boca, dos dedos, das cutículas e aparelho digestivo”, explica a dermatologista, que acrescenta: “Unhas bem lixadas têm menos chances de quebrar, portanto lixar não enfraquece as unhas”, afirma.

Mantenha as unhas limpas. Embaixo delas podem se depositar bactérias e outros organismos.

As unhas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais, para manter seu vigor máximo e evitar que encravem.

Evite mexer em unhas encravadas, especialmente se já estiverem infectadas, o ideal é procurar um especialista para que a unha encravada não se torne um problema de saúde.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Programa seca-barriga

"Quando o paciente entra no pronto-socorro, tenho alguns segundos para diagnosticar o que está errado. O primeiro sinal que eu checo é o peso, pois a circunferência da barriga é o indicador mais importante de como a pessoa enfrentará um problema de saúde", afirma o médico americano Travis Stork, autor de The Lean Belly Prescription (inédito no Brasil). A alta concentração de gordura no abdômen não está associada apenas a diabetes, hipertensão, câncer e acidente vascular cerebral, mas também a um aumento de 37% no risco de morte em decorrência de ferimentos em um acidente de carro, por exemplo. Mas chega de tragédia por ora. É bem mais divertido focar na parte em que a taxa de gordura cai — exatamente o que acontecerá se você colocar em prática os cinco passos para cuidar do seu core (região que compreende a área do abdômen, da lombar e dos quadris). Sem o volume extra no abdômen, você ficará mais saudável, confiante e enérgica. E nada traduz "saúde" melhor do que uma barriga lisa e sexy para exibir ao mundo.



1. Não faça dietas radicais
Você já deve ter ouvido falar nelas: dieta do suco, da sopa, da banana. Se arriscar um desses regimes, até vai perder peso. O problema é não aprender a se alimentar melhor. Como o cérebro é um devorador de calorias, é preciso muita, mas muita concentração e força de vontade para ser fiel a um cardápio restritivo demais. "Dietas focadas em um único alimento são abandonadas pela monotonia alimentar. Além do mais, elas geram carência nutricional e podem provocar um efeito rebote, fazendo a pessoa ingerir mais alimentos do que necessita e voltar a engordar", afirma a nutricionista Jacira Conceição dos Santos, diretora da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). Portanto, desista. Procure comer alimentos saborosos e que proporcionam sensação de saciedade, a exemplo de cereais, aveia, chá verde, atum, salmão, maçã, nozes e carne magra de vaca, de frango e de porco.




2. Coma de forma simples
Na próxima visita ao supermercado, leia a embalagem de alguma comida congelada. Ela de certo será composta de ingredientes que você reconhece — trigo, açúcar, sal — e muitos outros dos quais nunca ouviu falar. Trata-se dos aditivos químicos que processam os alimentos e lhes conferem um equilíbrio entre doce e salgado. Sua língua fica coberta por sensores de sabor que induzem à sensação de estar seguindo uma dieta equilibrada. Com isso, você demora mais a enjoar daquele gosto e tende a não buscar alimentos diferentes. "O organismo não produz enzimas capazes de digerir toda essa química, o que acarreta duas consequências: 1) o metabolismo fica mais lento; 2) o corpo cria gordura como defesa natural de combate a esses aditivos", diz Daniela Jobst, consultora de WH e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional e do Instituto de Medicina Funcional, nos EUA. Você até consegue enganar o organismo na saciedade e no prazer, mas não no processo digestivo. A solução? Tente se alimentar com comidas naturais, preparadas por você. Se isso a faz pensar que gastará mais tempo escolhendo cada ingrediente no supermercado e preparando os pratos, está certa. Talvez seja hora de aprender que o restaurante preferido das magras é o supermercado.






3. Mastigue com mais frequência
Seu corpo precisa de uma quantidade de energia para funcionar. O ideal é oferecer as doses aos poucos para que o ganho e a perda de energia sejam equilibrados. Se sua gaveta de suprimentos ficar vazia, mesmo por algumas horas, será um convite à gula. Uma forma fácil de resolver o impasse: coma a cada 3 horas, começando com o café da manhã. Um estudo da Universidade de Massachusetts, nos EUA, concluiu que pessoas que pulam o café da manhã são 4,5 vezes mais propensas à obesidade. Antes de colocar qualquer petisco na gaveta, tenha certeza de que eles possuem uma boa mistura de proteínas, gorduras, fibras e carboidratos. Comendo dentro desse cronograma, você evitará uma das maiores dificuldades de quem tenta perder peso: sentir fome demais e abandonar a dieta.



4. Beba muito e de forma inteligente
Na dieta americana, as pessoas consomem, em média, 450 calorias por dia por meio de bebidas contendo açúcar. Isso é mais do que o dobro do que se costumava beber há 30 anos. Apesar de não existirem estudos semelhantes no Brasil, sabemos que nossos hábitos alimentares também pioraram. Aumentamos o consumo de refrigerantes, chás enlatados, bebidas engarrafadas pretensamente saudáveis e sucos de fruta também engarrafados com muito açúcar. Melhore sua ingestão de líquidos incluindo água no cronograma: tome um copo de água ao acordar, um no meio da manhã, um antes do almoço, um no meio da tarde, um antes do jantar e o último uma hora antes de dormir. Ao manter esse ritmo, você automaticamente diminui o consumo de refrigerantes. Se costuma tomá-lo por causa da cafeína, substitua por café com leite, sem adoçar demais. Outra alternativa é passar a consumir sucos naturais feitos em casa, chás gelados sem açúcar e águas gaseificadas — pingue algumas gotas de limão para dar mais sabor.


5. Comece a cozinhar
Depois de um dia agitado, parece mais fácil comer fora de casa. Mas, ao incorporar o restaurante à nossa vida, abrimos mão de dinheiro e controle. Em um bufê exageramos na quantidade por pegar um pouquinho de cada coisa. Já pratos individuais costumam ter porção maior do que nossa fome, o que nos induz a ingerir demais. Considere também os benefícios de fazer as refeições com a família reunida à mesa: as pessoas tendem a comer mais devagar, o que podemos associar a um consumo inferior de calorias.



Fonte: Revista Womens Health (http://revistawomenshealth.abril.com.br/edicoes/030/dieta/programa-seca-barriga-625070.shtml)

terça-feira, 19 de julho de 2011

COMO IMPRESSIONAR SEU PARCEIRO COM UMA MAQUIAGEM PERFEITA!

Antes de aplicar a maquiagem, é importante passar por um processo de limpeza, esfoliação e hidratação da pele:

  • A limpeza é essencial para remover as impurezas e o excesso de oleosidade;
  • A esfoliação ajuda a remover a camada de células mortas, deixando a pele fina e macia;
  • O hidratante deve ser de preferência com filtro solar.
  • Logo após o hidratante, para deixar a pele mais bonita, fixar melhor a maquiagem e tirar o brilho, uma boa dica é o uso do primer.

Cuidados Especiais para Peles Oleosas

Alguns cuidados podem contribuir para evitar a oleosidade e o brilho excessivo.

Manter a pele limpa é fundamental. Para isso, o segredo é utilizar sabonetes próprios para peles oleosas. Depois, aplicar um tônico para retirar resíduos de poluição e maquiagem.

Cuidado na hora da hidratação: escolha produtos livres de óleo e que não causam obstrução dos poros. Tome cuidado com a temperatura da água, que não pode ser quente nem gelada.

Como Aplicar a Maquiagem

1. Base Facial

Cuidados com o Rosto

Dê preferência para bases líquidas ou cremosas, pois ressecam menos a pele. Para espalhar melhor a base, use uma esponja umedecida em água. Aplique uma base mais clara que sua pele na testa, laterais do nariz, da boca e do queixo, para suavizar os traços e "iluminar" o rosto.

2. Corretivos

Cuidados com o Rosto

Para disfarçar olheiras, use um corretivo mais claro que o tom da base. Corretivos de tom levemente verde corrigem melhor olheiras e espinhas.

3. Pó Facial (Compacto ou Translúcido)

Cuidados com o Rosto

A função do pó facial é de uniformizar a pele — especialmente depois de usar corretivo — e ajudar na fixação da maquiagem. Mas, se a sua pele for boa, você nem vai precisar usá-lo. Cuidado para não exagerar na quantidade para seu rosto não parecer uma "máscara".

A aplicação é bem simples. Use aquele pincel mais grosso ou, no caso do pó compacto, a esponjinha.

4. Sombra

Cuidados com o Rosto

Sombras escuras diminuem os olhos; sombras claras aumentam os olhos.

A sombra deve ser aplicada com o tom mais forte nos cantos externos, bem perto dos cílios, e o tom mais claro na parte de cima, bem próxima à raiz das sobrancelhas. Cuidado para não exagerar na quantidade e procure usar somente em ocasiões especiais.

5. Lápis

Cuidados com o Rosto

O lápis de olhos deve ser passado com cuidado na hora de passar principalmente quem tem o costume de passar ele bem em baixo cílios inferiores para deixar os olhos bem marcados, como a pele transpira você pode ficar com os olhos borrados rapidinho.

6. Delineador

Cuidados com o Rosto

Para melhor efeito, aplique a sombra antes do delineador. Este deve ser aplicado com uma camada fina e uniforme junto à raiz dos cílios superiores, de dentro para fora dos olhos.

Se você quiser um traço bem fino, use somente a pontinha do pincel ou do lápis. Já existem aplicadores cujo pincel é rígido e com a ponta bem fininha. São os melhores para quem não tem muita habilidade ou firmeza na mão. Se você quiser um traço mais grosso, incline um pouco a ponta do pincel.

Para aplicar o delineador mais facilmente, use um espelho sobre a mesa. Aplique primeiramente da metade da pálpebra para os cantos externos. Depois, faça um traço mais fino do centro da pálpebra para o canto interno.

7. Rímel

Cuidados com o Rosto

Para alongar os cílios, aplique o rímel em pelo menos duas camadas. Use-o apenas nos cílios superiores, para deixar o olhar natural. Para não borrar o rímel, seque os cílios com secador. Mantenha os olhos fechados para não irritá-los.

Se o rímel estiver ressecado, aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais aplique algumas gotas de soro fisiológico, assim ele poderá ser usado mais algumas vezes.

8. Blush

Cuidados com o Rosto

Aplica-se com pincel uma pequena camada de Blush nas maçãs do rosto, com leves pinceladas. O Blush deve ser usado em quantidades moderadas para não dar um aspecto artificial. Os excessos devem ser retirados com uma esponja contendo pó compacto.

Se quiser "alargar" seu rosto, aplique blush na altura das orelhas, puxando o pincel em direção às maçãs do rosto. Se quiser deixá-lo mais fino, aplique nas têmporas (entre a sobrancelha e a maçã do rosto) e puxe para as maçãs do rosto.

9. Batom

Cuidados com o Rosto

Para fixar o batom, aplique- o e retire o excesso com papel absorvente, passe uma camada de pó compacto e aplique outra camada de batom.

Para aumentar seus lábios, desenhe o contorno natural deles com um lápis um pouco mais escuro que o batom, do lado de fora dos lábios, esfumace o traço com um pincel e aplique o batom. Use um tom mais claro e cintilante na parte central dos lábios inferiores. Use e abuse dos gloss e brilhos.

Para diminuir os lábios, desenhe o contorno pela parte interna dos lábios, com um lápis mais claro que o batom que irá usar. Evite brilho e gloss; use batons escuros e opacos.

10. Limpeza da maquiagem

Tinta Permanente sem Amônia?

Não se esqueça de retirar bem a maquiagem antes de dormir para que a pele possa respirar.

O ideal é usar demaquilantes, pois estes são próprios para tirar todo excesso da maquiagem. Em seguida use sabão neutro (próprio para lavar o rosto) para retirar o que o demaquilante não tirou. O tônico facial serve para tirar aquela sujeirinha escondida lá nos poros, bom para finalizar a limpeza. Evite produtos à base de álcool, pois estes ressecam a pele.

E, por último, não se esqueça de caprichar na hidratação ou (dependendo da sua idade) um bom creme antirrugas.



Fonte: Site Beleza e Saúde (http://belezaesaude.dae.com.br/dicas-de-maquiagem)

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Na manicure: o perigo que você não vê


Contaminações na manicure podem lhe render doenças de dificil cura. E a culpa é da falta de higiene. Instrumentos como alicate, lixa de unha e pés,espátulas e palito podem transmitir doenças virais, bactérias e fungos. Além de hepatite C, que pode ser transmitida através de um alicate não esterilizado da forma correta, você pode ser vítima de doenças causada por fungos (como as micoses), que provocam descamação, bolhas e coceiras na pele e podem deixar as unhas mais grossa e opcas, além de causarem descolamento.
Certas verrugas, também transmitidas por vírus, podem atingir regiões ao redor das unhas das mãos e dos pés. O tratamento pode ser dolorido e demorado - sem contar que as verrugas podem se multiplicar na pele.A dica é ter o seu Kit individual, mantê-lo sempre limpo e levá-lo à manicure, E, em caso de problemas, nunca se automedique, pois há o risco de tomar um remédio que resulte em mais problemas.

Fonte: Revista ProTeste, edição 102, Maio 2011.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A Arte de Beijar

Símbolo de vínculo, afeto e aceitação, o encontro entre bocas apaixonadas é levado a sério pela ciência. Descubra o que ele representa para o corpo e por que eleva tanto o bem-estar

por Pedro Belo design Nicole Partos Ilustração Yan Sorg

Um só minuto de beijo e, no entanto, quantos segundos de espanto! A frase é de Vinicius de Moraes, mas a sensação descrita é compartilhada pela maioria das pessoas. Será possível explicar racionalmente o que um gesto tão instintivo provoca dentro do organismo? Em mês de namorados e santo casamenteiro, vale a pena ouvir o que os especialistas têm a dizer.

"O beijo é um ato que faz o indivíduo se lembrar inconscientemente da amamentação, um período de entrega total. Por isso, traz conforto e confiança", avalia o ginecologista e sexólogo carioca Amaury Mendes Júnior. Para a psiquiatra Carmita Abdo, da Universidade de São Paulo, ele faz parte de uma espécie de iniciação no mundo. "A boca é o principal órgão da comunicação e aprendemos desde cedo a demonstrar afeto por meio do beijo", diz.

Nos últimos anos, a ciência se debruçou sobre o legítimo boca a boca e busca enxergá-lo inclusive como um mecanismo de perpetuação da linhagem. O homem prefere beijos molhados, por exemplo, porque tentaria lançar mais testosterona, o hormônio do apetite sexual, no corpo da mulher, despertando seu desejo. Corre uma hipótese de que o macho poderia até mesmo inferir a quantidade de estrogênio na saliva da fêmea, indício de fertilidade e boa prole.

Também se investiga como o beijo interfere no cérebro e proporciona bem-estar. Um estudo da neurocientista Wendy Hill, do Lafayette College, nos Estados Unidos, constata que o encontro bucal aumenta a produção de ocitocina, o mesmo hormônio que instiga vínculos entre o bebê e a mãe. "O beijo aplaca o estresse e faz liberar endorfinas, substâncias por trás da sensação de tranquilidade", diz Carmita.

Para Mendes Júnior, as carícias entre os lábios são ainda um indicativo de uma vida sexual saudável. "Quando um casal não se beija, a relação já não tem o mesmo afeto", afirma. Por outro lado, parceiros que investem em beijos mais calientes têm maiores chances de garantir ou resgatar a qualidade do bem-bom. "Esse ato é marcado por uma sensação erótica, já que as mucosas da boca são muito enervadas e vascularizadas, só perdendo para os genitais", explica. Dá para entender, portanto, por que a troca de saliva estreita os laços e aumenta a autoestima entre o casal. E você há de convir que não existe melhor presente para quem quer ser eternamente namorado.

Fonte: Revista Saúde é Vital - Junho de 2011 - páginas 66 e 67