segunda-feira, 30 de maio de 2011

É caspa, sim!

Ver seu cabelo coberto de pontos brancos é chato. Mas esqueça o mito de que caspa é sinônimo de falta de higiene. Essa descamação do couro cabeludo é desencadeada por fatores hormonais, mudanças bruscas de clima e pelo stress, mas (ainda bem!) pode ser domada.




QUEM TEM

Ao contrário do que muita gente pensa, a caspa, que afeta 32% da população brasileira, não é só coisa de homem. Enquanto 42% da ala masculina declarou ter o problema ao menos uma vez por ano, o número entre as mulheres foi de 39%. A caspa tampouco escolhe tipo de cabelo: pode surgir nos secos e nos oleosos.

O QUE ACONTECE

O couro cabeludo é formado de pele, que descama devido à perda de células mortas e à chegada de células vivas. "A descamação fininha é normal, mas, quando a pessoa perde pedaços de pele, os floquinhos mais brancos, trata-se de uma inflamação chamada dermatite seborreica, o nome técnico da caspa", explica Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo.

DE ONDE VEM

A caspa pode aparecer por fatores que incluem o clima seco do outono/inverno e o stress, porque o estímulo nervoso faz as células se dividirem mais rapidamente. "Na mulher, a descamaçã

COMO CUIDAR

Não há cura definitiva, mas a caspa pode ser controlada. A primeira providência é comprar um xampu com ação anticaspa (Shampoo Anticaspa Alyne). Esses produtos funcionam (mesmo!) porque têm em sua composição princípios ativos que diminuem a divisão celular. Entre os dois mais comuns estão o zinco e o cetoconazol. "Hoje há versões que condicionam e hidratam, ao contrário dos mais antigos, que ressecavam o cabelo", diz Denise. Em casos de descamação forte, o dermatologista pode receitar medicamentos via oral. Fica o alerta: "Quando os cuidados são interrompidos, a caspa costuma voltar", lembra Bedin.

ELIMINE OS MAUS HÁBITOS

Para começar, lave o cabelo todo dia em água morna (mais para fria), para que as escamas não se acumulem, e seque com secador. Na hora de lavar, não use a unha, apenas a polpa do dedo. Também não é legal mexer nos fios o tempo todo. Se você já tem oleosidade em excesso, seguir uma alimentação gordurosa e rica em açúcar pode piorar o caso. Sempre que possível, vá para o sol (da manhã ou do fim da tarde), que é um anti-inflamatório natural. Mas não abuse. "Em excesso, o efeito é o contrário", alerta Bedin.

Fonte: Revista Women Health - Abril de 2011 - Edição 30 (página 32)